A ação é direcionada para as diversas áreas técnicas ou organismos envolvidos na intervenção, para que haja um entendimento do processo, dos prazos, das responsabilidades e sobretudo da estratégia de ação com o objetivo de que todas as partes interessadas possam socializar as atribuições e uniformizar o discurso. É neste momento também que se define implicações políticas, os limites de atuação e as atenções para possíveis situações que mereçam maior cautela ou realinhamento.
Essa ação é de suma importância para toda a intervenção, designamos os técnicos mais habilidosos e experientes para essa interface. Em posse de dados das lideranças locais, identificadas por pesquisas ou por órgãos competentes que atuam na área, agendamos um encontro no local. Esse evento tem como principal propósito, demonstrar de forma transparente e objetiva, a necessidade de reconhecimento do território, bem como das famílias moradoras no local. Em geral, esclarecemos sobre a importância desses dados para compreensão e diagnóstico que resultem na melhor proposta de intervenção na área.
Essa etapa do processo consiste em acompanhamento de equipes de topografia, sondagem, urbanismo, consultores especialistas, entre outras, em incursões na área para estudos físicos, sempre que possível com acompanhamento de representantes/lideranças do núcleo.
E ainda, a coleta de dados das famílias e da edificação, sendo a primeira com dados socioeconômicos e a outra com condição ou tipo de uso, material predominante da edificação, condição da ocupação. Os modelos de instrumentais/formulários utilizados, podem ser os disponibilizados pela empresa ou elaborados especificamente para a intervenção em questão, inclusive com indicadores que deem condições de avaliação de impacto ao longo do projeto.
O processo de adesão é intenso e muito dinâmico. É executado por técnicos mais experientes e que atuam de forma a atender as necessidades da população e considerar os aspectos legais. Nossa metodologia é de atendimento personalizado, buscando soluções que minimizem os impactos negativos de eventuais mudanças no cotidiano e nos vínculos das famílias. A adesão pode ter diversas naturezas, necessidade de remoção, participação em etapas de urbanização, ligação de água e esgoto, regularização fundiária, até para participação em eventos, grupos para desenvolvimento local e/ou organização comunitária. O acolhimento e a empatia são o diferencial da nossa equipe, permitindo sucesso na intervenção e satisfação de todos os lados e por consequência a sustentabilidade da proposta.
A urbanização é uma grande intervenção, muito mais comum atualmente, que transforma a comunidade/favela em bairro. Essa modalidade garante a inserção do núcleo à cidade e melhora significativamente a qualidade de vida das famílias, além de trazer maior contentamento, uma vez que, embora tenha alguma remoção para atender exigências de legislação e tratar o adensamento e mobilidade, é a forma menos conflitante.
Nossa metodologia em projetos de Urbanização se distingue pela mobilização e participação dos envolvidos, desde a discussão do Projeto Básico até a execução das obras, por meio de encontros ordinários, eventos, visitas in loco, permitindo o protagonismo da comunidade e promovendo ações de Desenvolvimento Local e Organização Comunitária e, consequentemente, a sustentabilidade das intervenções, sobretudo naquelas que envolvem questões socioambientais.
O desenvolvimento de Projetos Sociais pode ser executado no escopo de qualquer intervenção no território, seja na Regularização Fundiária, na Urbanização, Pós Ocupação ou outra ação. Nossa expertise está em identificar as vocações, necessidades e expectativas das comunidades ou grupos para trabalhar a implementação de Projetos Sociais que estejam relacionados às intervenções e ao público alvo. Projetos com foco em Comunicação Comunitária, Meio Ambiente/Limpeza Urbana, Organização Comunitária, Geração de Renda, Economia Soidária, Turismo de Base Comunitária, Artes e Cultura, em geral abarcam crianças, jovens e idosos e estimulam seu protagonismo. Atuamos para elaborar projetos em conjunto com a população, buscar parceiros e recursos, atentos às possibilidades, onde são possíveis parcerias por meio de editais, concursos, chamamentos e alternativas de incentivo fiscal.
Nossa atuação também está em formalizar os grupos e trabalhar sua emancipação, para que possam multiplicar o aprendizado para outros membros da comunidade.
A equipe da Gratitude atua no Pós Ocupação com foco não só na Organização Condominial, mas também no acompanhamento da família na nova moradia, por meio de educação financeira simples e da vida em moradia coletiva. Construímos, em conjunto com os moradores, normas de convivência e regras para um convívio pacífico e construtivo.
Nosso curso de Formação de Representantes Condominiais tem sido o diferencial dos empreendimentos habitacionais verticais e até horizontais, pois o apoio e a qualificação dos representantes são de suma importância para a Gestão Condominial, fortalece a aceitação dos representantes pelos demais moradores, a sua fixação e evolução no papel. Para tanto, desenvolvemos parcerias que possam trazer algum aporte para o conjunto, inclusive com a abordagem de questões ambientais e de qualidade de vida (reciclagem e limpeza do local).
Os Projetos Sociais também são desenvolvidos nos condomínios para propiciar a relação de pertencimento e segurança para as famílias moradoras e a parte formal de Constituição do Condomínio visando a emancipação e autonomia é realizada simultaneamente às demais ações.
A Regularização Fundiária Urbana (REURB) tem por finalidade garantir o direito à moradia, à qualidade e sustentabilidade urbana e ambiental, reduzindo as precariedades das cidades. É um processo que inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, que busca integrar assentamentos irregulares ao contexto legal das cidades.
A REURB exige atuação multidisciplinar, visa a titulação de seus ocupantes e é um processo social de transformação, uma vez que legaliza a permanência dos possuidores em áreas que até então se encontravam em desconformidade com a lei.
A Gratitude atua com mais enfoque na etapa social para garantir o franqueamento da participação dos interessados nas etapas do processo de regularização fundiária, integra as demais áreas técnicas e promove reuniões de abertura, acompanhamento e encerramento dos trabalhos e, em especial, na etapa objetiva do processo que é a identificação e o cadastro social dos moradores com a coleta de documentos para titulação, vinculando-o ao território.
Atendimento emergencial para situações de calamidade, em geral famílias vulneráveis vitimadas por inundações, incêndios, desastres naturais ou de qualquer outra natureza que causem sinistros. Nossa equipe tem experiência em situações delicadas como essas e está apta para prestar acolhimento, escuta e apoio, além de toda logística para remoções, casos fatais, documentações, apoio jurídico e psicológico e remanejamento para hotéis, abrigos e demais necessidades de assistência e encaminhamentos.
Realização de diagnósticos de áreas ocupadas e de Proteção Ambiental, com necessidade de remoção ou onde os ocupantes possam permanecer, desde que, de modo que possam respeitar as limitações e o ambiente. Realizamos a formação de agentes ambientais moradores do local que atuem nas práticas que visam proteger e preservar o território, sua fauna e flora. Nossa proposta é que esses moradores, em conjunto com os órgãos competentes, combatam a degradação, promovendo a contenção de novas ocupações, ampliações irregulares e ações de prejuízo à natureza.